
Oficina Matéria Prima

O QUE É?
A oficina MATÉRIA-PRIMA foi criada em São Paulo/BR, em fins da década de 90 por três amigos: João Furtado, Daniela Heintz e Sabrina Martinelli. Inicialmente a finalidade da oficina era desenvolver atividades expressivas baseadas nos ciclos desenvolvimentais propostos pela psicologia analítica. Mais tarde este projeto é desdobrado para contextos de cuidados de saúde primários no distrito de Bragança/PT, tanto no âmbito da formação para profissionais de saúde, como também para o trabalho em grupos terapêuticos. Já no concelho de Guimarães/PT este projeto foi cada vez mais depurado, sobretudo no trabalho terapêutico com crianças e adolescentes. Atualmente a oficina matéria-prima completou mais de duas décadas de trabalho e pesquisa, consolidando sua prática e conhecimentos teóricos.
A oficina matéria-prima é um espaço terapêutico de livre expressão das imagens provocadas pelas diversas técnicas analíticas, dentre as quais: desenho, pintura, modelagem, sandplay, dança, teatro, poesia, escrita criativa e imaginação ativa.
As sessões decorrem com periodicidade semanal ou quinzenal, sempre em grupo (2 a 4 pessoas) adaptadas às diferentes faixas etárias: infância, adolescência e adultos.
Após a realização de uma entrevista inicial a fim de avaliar as motivações e condições preliminares de acesso às atividades, as sessões decorrem presencialmente, com duração de 90 minutos, coordenadas sempre por dois psicólogos.
Todas as sessões são documentadas a fim de se estudar o material produzido pelos participantes, como matéria-prima para futuras devoluções, acervo histórico e científico das imagens enunciadas.
Todos os registos são mantidos o sigilo profissional, assim como a identidade dos participantes.
A Oficina matéria-prima é um projeto único, concebido para promover interações autênticas e profundas. Todas as atividades são dinamizadas com o propósito de promover a criatividade, a equidade e o diálogo, mas também a elaboração de conflitos, a saúde mental e o autoconhecimento.

A QUEM SE DESTINA?
A qualquer pessoa que busque autoconhecimento e promoção do bem-viver.
Pais no período pré e pós-natal, especialmente o módulo 1 – Expressão estética da vinculação.
Este espaço também tem a finalidade de trabalhar com grupos específicos que visam a promoção do trabalho em equipa e aprimoramento profissional, como por exemplo: psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de saúde, enfermeiros, médicos, professores, assistente sociais e equipas multiprofissionais, principalmente da área da saúde, educação e da ação social.
QUEM SOMOS
João Carlos Vaz Furtado
Ilka Medrado
Daniela Gonçalves
COMO PARTICIPAR?
Preencha o formulário:
Local: Guimarães
Tempo de duração: 12 encontros.
Apesar das atividades organizarem-se por módulos, a característica principal da oficina é sua plasticidade e adaptação às particularidades do grupo. Nesse sentido, a duração e a organização dos módulos podem variar, se estender e se ajustar as pretensões do grupo.
Valor:
- 2 pessoas 45,00 euros a sessão;
- 3 pessoas 30,00 euros a sessão;
- 4 pessoas 25,00 euros a sessão.
Horário: a definir com o grupo
MÓDULOS - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - ATIVIDADES
-
Expressão estética da vinculação – Imagem, sensibilidade, afeto e emoção: Três sessões
Desenvolver um espaço livre e espontâneo da expressão psíquica que permita o fenómeno da expressão das imagens como via régia de acesso à dimensão emocional da pessoa, sobretudo as expressões estéticas da vinculação. No materno os princípios de proteção, nutrição e fertilidade
No paterno a ordem e o limite…
Entrevista Individual/Triagem.
Entrevista com o Grupo. Apresentação.
Técnicas de relaxamento, Desenho, pintura, Sandplay e escrita Criativa/poesia
2. Jornada do herói: Uma sessão
A imagem do herói, o dragão, a cativa e o tesouro…
• Iniciação: O chamado.
• A Partida: O caminho das provas e o resgate do tesouro.
• Retorno: “Liberdade para Viver”.
Na “adolescência” da vida a consciência se desenvolve por oposição, estando a simbologia do herói mais próxima nesse momento, aventurar-se para conhecer o novo, o não-familiar, o Outro.
Imaginação Ativa. Escrita criativa/poesia.
3.Persona e Sombra: Quatro sessões
Promover a reflexão de aspectos conhecidos e desconhecidos de sua personalidade e do outro, como também estimular a discussão dos relacionamentos interpessoais
• Persona: “Roupagem” do eu
• Sombra: O avesso do avesso
• O Outro como espelho e o Eu como reflexo
A persona (máscara) tem a função de adaptação ao meio e a Sombra abriga símbolos de difícil aceitação pela consciência.
Modelagem, pintura, teatro e escrita criativa/poesia
4.A dança da vida: Duas sessões
A cada movimento, cada passo, cada gesto, renasce a alegria, “refaz-se” o mundo e os sonhos. Permite-se experimentar a unidade e a pluralidade, o contacto e o respeito ao diferente e ao novo. O eu baila para atingir seu potencial pleno de relacionamento com o outro e também com sua própria individualidade.
Dança, escrita criativa/poesia.
5.Processo de Individuação: Duas sessões
Através da construção espontânea das imagens, resgata-se esse processo único e grupal, como por exemplo: criatividade, organização e autorregulação. É o padrão da integração, de volta ao ponto de partida e a entrega ao Todo e a diversidade.
“Ficar com a imagem” – Expressões livres individuais e grupal.